top of page

Por que fazer Fisioterapia Preventiva no Esporte?


 

Os atletas amadores ou os famosos atletas de fim de semana sabem que a prática de esportes faz bem à saúde e é recomendada por todos os especialistas.


A falta de um preparo físico adequado e de frequência nas atividades físicas faz com que os atletas amadores tenham prejuízos em suas articulações, músculos e nervos, que sofrem com o esforço e o impacto sem estarem devidamente preparados para isso. E é nesse contexto que entra em cena a Fisioterapia Preventiva no Esporte.


Se você é atleta profissional, amador, participa de competições religiosamente, ou joga aquela partida de futebol a cada 20 dias, saiba que a Fisioterapia Preventiva no Esporte é essencial em todos esses casos. Neste post, você vai conhecer os benefícios dela para o seu corpo!


O que é a Fisioterapia Preventiva no Esporte?


A Fisioterapia Esportiva é uma prática especializada que se concentra na prevenção, avaliação, tratamento e aprimoramento do desempenho do indivíduo fisicamente ativo.


Fisioterapia Preventiva x Melhoria de Performance.

Uma das funções mais importantes da fisioterapia esportiva preventiva é a melhoria da performance dos atletas. E esta melhoria de desempenho é feita de diversas maneiras. A base do aprimoramento do desempenho é desenvolvida por meio de uma avaliação minuciosa dos sistemas neuromusculoesqueléticos, cardiovasculares e pulmonares feita por fisioterapeutas especializados. Os resultados desta avaliação são compilados em um relatório completo, que tem por objetivo descrever os pontos fortes e fracos do perfil físico de um indivíduo.


Com o perfil traçado, é possível direcionar o atleta para uma atividade atlética específica, ou seja, aquela que mais se enquadra ao seu tipo físico e sua capacidade física. Deficiências de flexibilidade, força muscular e resistência, e nos sistemas aeróbicos / anaeróbicos podem ser delineadas e trabalhadas em um regime de treinamento específico, que pode sofrer alterações de acordo com as avaliações durante o acompanhamento do indivíduo.


Quer saber mais sobre fisioterapia preventiva esportiva? Venha conhecer a NL Sports! Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page