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16 Alimentos para fortalecer o sistema imunológico

April 4, 2020

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16 Alimentos para fortalecer o sistema imunológico

April 4, 2020

Este é um dos temas que está na crista da onda atualmente. No entanto devemos dar a devida atenção agora e sempre ao nosso sistema imunológico! 


Para aumentar a imunidade do nosso organismo e consequentemente a resistência aos vírus e bactérias, fizemos aqui uma lista dos melhores alimentos e a função de seus componentes:

 

1. Frutas cítricas - ricas em vitamina C, conhecida por fortalecer o
sistema imunológico:

  • laranja 

  • acerola

  • limão

  • acerola 

  • kiwi

  • tomate

  • morango

 

2. Vegetais verdes escuros, feijão e cogumelos - são ricos em ácido fólico, ajudam a formação dos glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo:

  • brócolis 

  • couve 

  • espinafre 

  • pimentão verde e vermelho 

  • feijão 

  • cogumelos (como o shimeji e o shiitake) 

  • carne de fígado

3. Alimentos ricos em zinco - substância que combate resfriados e doenças do sistema imunológico:

  • Carnes 

  • cereais integrais 

  • castanhas 

  • sementes 

  • leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico)

 

4. Gengibre:
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida. Além de ajudar a tratar inflamações da garganta auxilia nas defesas do organismo.

 

5. Pimenta:
É fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

 

6. Oleaginosas - contém zinco e vitamina E - uma das suas principais funções é proteger o nosso sistema imunológico, e também atuam como antioxidante e anti-inflamatório:

  • nozes 

  • castanhas 

  • amêndoas 

  • óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho)

7. Tomate:
Rico em licopeno combate doenças cardiovasculares.

 

8. Alho:
Além de poder ser usado em larga escala como tempero, pode ser ingerido cru ou diluído em água. Reduz e ajuda a dissolução do muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é bactericida e um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

 

9. Cebola:
A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais,
antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

 

10. Geleia real:
A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química notável é a responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, ela aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a vitamina C e do complexo B.

 

11. Própolis:
O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

 

12. Óleo de côco:
O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

 

13. Alimentos com ômega-3:

  • azeite 

  • salmão

  • óleo de bacalhau

 
14. Fontes de antioxidantes:

  • castanha-do-Pará 

  • cogumelos (como o champinhom) 

15. Iogurte:
O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

 

16. Gérmen de trigo:
O gérmen de trigo acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade, além de ajudar a regular o sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele, mantendo-a saudável.

Ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea e contribui para o fortalecimento dos ossos. O gérmen de trigo pode ser consumido em molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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