As 3 lesões mais comuns para quem corre na rua


Elas são grandes vilãs para os corredores.


Muitos atletas costumam conviver com a realidade das lesões, que afetam mesmo quem não busca o alto desempenho esportivo, tendo a prática esportiva como um mero hobbie. No caso dos corredores, isso não é diferente.


Diversas lesões podem ocorrer em um corredor, sejam elas acidentais ou não, mas algumas são bem mais comuns do que outras. Confira neste artigo quais são as 3 lesões mais frequentes entre atletas dessa modalidade.


FASCITE PLANTAR

Estima-se que cerca de 20% dos corredores sofrem com este problema, que decorre de uma inflamação no tecido que reveste a planta do pé. Entre as principais causas podem ser citadas redução de mobilidade do pé, desequilíbrio muscular ou mesmo histórico de traumas/entorses anteriores.


Algumas das principais formas de lidar com o problema são: procurar orientação fisioterápica para melhorar sua mobilidade, ajustar sua técnica de corrida e reduzir ao menos temporariamente a intensidade dos treinos. Além disso, o uso de palmilhas posturais podem ajudar a corrigir o problema.


TENDINITE

Essa é uma lesão causada principalmente pelo desequilíbrio da relação capacidade vs. demanda. A tendinite no tendão de aquiles é a mais comum entre os corredores, causando dores principalmente no calcanhar mesmo durante o repouso.


Para prevenir o problema é necessário melhorar sua condição de base, fortalecer os músculos da região e melhorar o nível de mobilidade em outras regiões como quadril, por exemplo, bem como optar por um ritmo de corrida mais equilibrado e escolher um tênis confortável.


CANELITE

Bastante comum entre corredores, a canelite é uma dor latente na região da canela, que pode ocorrer tanto durante a corrida como também após ela. Ela acontece através de uma inflamação nos músculos e tendões que envolvem a tíbia, osso dessa região, e é causada principalmente pelo excesso de carga.


Para lidar com ela não há outra forma se não a Fisioterapia Esportiva, respeitando os limites do seu corpo e fortalecendo as pernas com exercícios específicos. Além disso, a utilização de um tênis confortável é fundamental e agregar o uso de palmilhas posturais pode ser uma excelente opção.


CLÍNICA DR. ANDRÉ BALERO PODE AJUDAR

Referência em fisioterapia esportiva em São Paulo, a Clínica Dr. André Balero está preparada para resolver ou promover a prevenção de quaisquer lesões que possam afetar o desempenho de um corredor.


A clínica conta, inclusive, com a opção de um laboratório de movimento para análise da pisada e corrida. Entre em contato para saber mais!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square