Pilates ajuda a aliviar dores crônicas?



O pilates é um exercício físico completo considerado por muitos profissionais da saúde uma forma de reabilitação física. Com ele é possível fortalecer a musculatura e garantir maior flexibilidade do corpo, pode ser praticado por qualquer pessoa, homens, mulheres, idosos e gestantes.

A prática do pilates ajuda no alívio de dores crônicas, cada exercício é adaptado única e exclusivamente para o seu corpo e suas necessidades com movimentos que trabalham o corpo de forma global.


O que é dor crônica?


Mas, afinal, como saber se o que você sente é considerado uma dor crônica ou não? A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses e geralmente indica que há disfunções no sistema nervoso.

Entre os tipos mais comuns de dores crônicas, estão:

  • Dor na lombar;

  • Dor na cervical;

  • Enxaqueca;

  • Dores relacionadas ao nervo ciático.

Muitos pacientes aproveitam o pilates como uma forma de tratamento para suas dores crônicas. Priorizar uma vida mais ativa e saudável influenciará, significativamente, os resultados do tratamento, bem como a forma como a dor será encarada e contextualizada no dia a dia. Ou seja, mesmo que a dor represente um grande incômodo, ainda é possível gerenciá-la de forma saudável e positiva.



Como o pilates atua nas dores crônicas?


O método pilates, quando bem aplicado, é uma ferramenta segura na recuperação de doenças crônicas. Como falamos no início do texto, cada exercício é guiado e pensado para a sua necessidade, então o praticante de pilates é 100% participativo e interage todo o tempo com o fisioterapeuta e com a construção do movimento.

O pilates permite um gerenciamento mais eficaz das patologias, redução da dor, assim como traz maior autonomia, benefícios psicológicos e sociais. Além disso, a atividade promove o aumento da mobilidade, logo, há uma redução na intensidade da dor, diminuição da tensão muscular e relaxamento dos músculos.


Quais exercícios do pilates podem ajudar a aliviar a dor crônica?



Até os exercícios mais simples ajudam nas dores crônicas, como os que utilizam a bola de pilates ou demais equipamentos, por exemplo: deitado com a barriga para cima, relaxado, você colocará uma bola embaixo das pernas e realizará um movimento combinado com a respiração. Independentemente dos instrumentos utilizados ou do tipo de exercício, todos são leves e progressivos.

É importante lembrar que todos os exercícios são acompanhados de um profissional que irá garantir que tudo está sendo feito do jeito correto.




Conheça os benefícios a longo prazo


Muitos podem ser os benefícios do Pilates quando praticado de forma contínua e com orientação de um profissional: melhora da postura, mobilidade, respiração, consciência corporal, alívio de dores e tônus muscular são alguns exemplos dessas vantagens. Em pouco tempo de prática você já começa a obter os resultados esperados.

Você não precisa esperar mais para marcar a sua aula experimental e começar a praticar o pilates. Entre em contato agora mesmo, estamos prontos para te atender aqui na Clínica Dr. André Balero.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square