top of page

Recuperação de lesões causadas por exercícios


 

Uma das queixas mais comuns em consultórios são as lesões causadas por sobrecarga durante as atividades físicas, que podem ser dos músculos, articulações, tendões e até ossos em casos mais graves.


Segundo levantamento feito pelo Ministério do Esporte, 54% dos brasileiros pratica algum tipo de atividade física. O número está longe de ser ideal, mas mostra que uma boa parcela da população está preocupada com o bem-estar físico. Apesar dos vários benefícios que a atividade física traz para a saúde, poucas pessoas procuram a orientação de profissionais da saúde antes de iniciar um programa de treinamento e acabam sofrendo lesões.


A fisioterapia esportiva está focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos para prevenir e tratar as lesões causadas no esporte. No caso dos atletas, a fisioterapia esportiva visa proporcionar retorno ao esporte em curto prazo. Por isso, quem está pensando em começar uma rotina regular de atividades físicas, ou mesmo quem já pratica esportes deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta especializado. Ele pode ajudar a:


• Preparar para competições;

• Prevenir lesões;

• Na recuperação de lesões.


O especialista em fisioterapia esportiva precisa entender os diferentes impactos que cada esporte causa no corpo. Atividades como futebol costumam sobrecarregar regiões como pernas e joelhos, enquanto esportes como vôlei podem desencadear problemas no quadril, tornozelos e ombros, por exemplo. Ciente disso, ele precisa avaliar a biomecânica do atleta durante a atividade física e promover a correção do gesto esportivo.


Como a fisioterapia esportiva ajuda na recuperação de lesões?


Uma das queixas mais comuns em consultórios são as lesões causadas por sobrecarga durante as atividades físicas, que podem ser dos músculos, articulações, tendões e até ossos em casos mais graves. Pacientes mais velhos têm mais tendência a sofrer lesões, principalmente os que apresentam lesões anteriores não tem uma boa biomecânica de movimento durante o exercício escolhido. Normalmente, a fisioterapia esportiva é o tratamento mais indicado e, em alguns casos, o uso de medicamentos. As duas principais causas de lesões são:


Erros no treino – causados por excesso de atividade física. Acontece principalmente naquela fase em que começamos a frequentar a academia ou voltamos a treinar e nos entusiasmamos demais. Treinar muito rápido, ou por muito tempo, além de exagerar nos pesos pode gerar lesões musculares e articulares.


Erros de técnica – treinos de musculação e esportes exigem técnicas e movimentos específicos. Ao praticar esses exercícios sem a orientação de um profissional da saúde, as chances de realizar movimentos errados e de lesões é grande.


Diante do paciente lesionado, o especialista em fisioterapia esportiva precisa entender o histórico daquela lesão. É importante entender como aconteceu e questionar o paciente sobre como ele se sente. Além disso, é preciso fazer uma avaliação física, já que cada organismo é diferente e responde aos tratamentos de maneira distinta.



Procure a NL Sports - Fisioterapia Especializada para tratar e prevenir suas lesões.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page