top of page

Corrida na esteira ou na rua: Qual é melhor?


 
Veja as vantagens de cada um e como se preparar para as diferentes práticas

​Correr é um ótimo exercício! Gasta bastante caloria e melhora o condicionamento cardiovascular. Porém, os pés absorvem de duas a três vezes mais impacto em relação ao peso do corpo. Por isso é importante saber os cuidados que devem ser tomados em cada tipo de piso.


Rua

É o terreno com o maior número de praticantes, já que é de acesso gratuito e a grande maioria das provas é realizada ali. Nele há um aumento da resistência do atleta e da média de sobrecarga muscular devido ao alto impacto e a variação de terreno.


Esteira

O esforço para seguir em frente, assim como o impacto, é menor do que na modalidade anterior. Na esteira é possível controlar a velocidade e o tempo do treinamento, além das opções de inclinação e monitoramento. Os principais benefícios de um treinamento regular em esteira estão relacionados à técnica. É uma boa opção para não perder o treino em dias de chuva ou frio extremo.


Dicas

Entusiasmo é importante, mas evite começar a prática exagerando na intensidade e duração. Você pode se sentir cansado e desmotivado se fizer 30 minutos logo nos primeiros dias. Intercale corrida e caminhada no mesmo período de tempo e você ficará mais disposto. Uma das vantagens do exercício é que ele pode ser feito gradualmente, assim a manutenção do peso fica mais fácil com o tempo. Experimente correr com grupos de treinamento de corrida. A atividade fica ainda mais prazeirosa e estimulante. Convide os amigos!


Não esqueça de realizar um bom aquecimento pré- treino, além de fazer trabalhos específicos de flexibilidade, no mínimo, duas vezes por semana. Não tenha pressa para aumentar distâncias ou a velocidade e controle a sua frequência cardíaca com o uso de um frequencímetro.


Para uma rotina de treinamento, é necessário treinar de três a quatro vezes semanais, de 30 a 45 minutos em média. Combine a prática com o treino de força ao menos duas vezes por semana.



Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page