Sente dor no final da coluna?

A dor no final da coluna normalmente não é grave, a mesma acontece por falta de mobilidade na região, podendo ser resultado de má postura, esforços repetitivos ou trauma, por exemplo, sendo facilmente solucionada com um tratamento objetivo.

O tratamento para dor no final da coluna pode ser feito através de fisioterapia, quiropraxia, osteopatia e/ou exercícios físicos específicos, os resultados em relação as dores são rápidos e o paciente se livra rapidamente dos incômodos evitando assim um dor aguda ou crônica.

Principais Causas

1. Lombalgia

A lombalgia corresponde à dor na coluna lombar, que pode ser acompanhada ou não de dor nas pernas ou glúteos que pode durar dias ou anos . A lombalgia pode ser causada por redução de mobilidade na região lombosacra, má postura, mal jeito nas costas, sedentarismo, inflamação ou até mesmo tumor.

2. Inflamação do Nervo Ciático

O nervo ciático tem início no fim da coluna lombar e quando inflamado ou comprimido, pode causar dor intensa no fim da costas, além de dor nos glúteos e pernas. A inflamação do nervo ciático pode causar além da dor dificuldade para manter a coluna ereta, abaixar e dor ao andar.

3. Esforço Repetitivo

Esforços repetitivos que envolvem a coluna lombar, como trabalhar sentado por um longo período de tempo sem intervalos, trabalhos relacionados a produção em série, podem provocar inflamação e rigidez dos músculos e ligamentos, resultando em dor no final da coluna.

4. Má postura

A má postura é um fator importante relacionados a dor no final da coluna, podendo gerar um sobrecarga mecânica nesta região.

5. Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral apresenta uma ruptura, levando à compressão dos nervos da região e resultando em dor na região lombar. Além da dor no final da coluna, pode haver dificuldade para andar e se abaixar, fraqueza das pernas e até mesmo alteração no funcionamento da bexiga devido à compressão dos nervos locais.

6. Cálculo renal

O cálculo renal tem como principal sintoma a dor aguda no final das costas, mais precisamente na região lateral, que surge devido à presença de pedras nos rins que provocam inflamação e obstrução do fluxo de urina nas vias urinárias.

É indicado procurar um profissional especializado quando as dores no final da coluna surgirem, desta forma o tratamento é mais rápido e seguro ao paciente.

A Clínica Dr. Andre Balero conta com profissionais especializados para tratamentos diversos das dores, além de oferecer um programa online que complementa o tratamento presencial, possibilitando uma recuperação melhor e mais rápida do paciente.

Para este caso de dor na coluna lombar, veja estes dois exercícios que estão no Programa Viva Sem Dor:

O Programa Viva Sem Dor foi desenvolvido pelo Dr. Andre Balero em conjunto com outros profissionais de alto nível como forma de continuidade do tratamento oferecido na clínica. Por se tratar de um programa 100% online, pode ser feito em qualquer lugar, proporcionando maior comodidade e qualidade de vida aos pacientes.

Acesse o site do Programa Viva Sem Dor para conhecer mais: