top of page

5 dúvidas sobre a fisioterapia pélvica

 

5 dúvidas sobre a fisioterapia pélvica


1) A fisioterapia pélvica é indicada somente para mulheres?

Uma das dúvidas mais comuns em relação à fisioterapia pélvica é se ela se restringe às mulheres. A resposta é não! Apesar de a modalidade ser muitas vezes vinculada a elas, os homens igualmente podem se beneficiar da sua prática.


Nos homens, os músculos do assoalho pélvico se estendem do cóccix até o osso púbico. Para se ter uma idéia da importância dessa região, essa musculatura é responsável por sustentar as costas, o abdômen, a bexiga e o intestino. Além disso, ainda envolve a base do pênis e é ativada durante a relação sexual.

Desta forma, a fisioterapia é praticamente uma aliada para a saúde sexual, urinária e fecal dos homens. Inclusive, estudos mostram que a atividade pode ajudar homens com disfunção erétil e ejaculação precoce a recuperarem a auto-estima e, claro, melhorarem o seu desempenho.



2) Fisioterapia pélvica é a mesma coisa que pompoarismo?

Não. Apesar de muitos fisioterapeutas utilizarem técnicas do pompoarismo e ambos visarem exercitar o assoalho pélvico trata-se de duas modalidades distintas. Enquanto a fisioterapia pélvica busca o fortalecimento da musculatura e, conseqüentemente, a manutenção da saúde como um todo, o pompoarismo é mais direcionado para a vida sexual feminina.

Falando mais especificamente sobre o pompoarismo, o objetivo é promover o aumento do prazer e da sensibilidade da mulher. Utilizando-se de acessórios como cones e vibradores, ele estimula a mulher e promove autoconhecimento para que a sua sexualidade se aflore ainda mais.



3) Os exercícios podem ser feitos na gestação?

Como pode haver algumas restrições durante a gestação, muitas pessoas têm dúvidas se a fisioterapia pélvica pode ou não ser praticada nessa fase. Ela não só pode como deve, visto que os músculos do assoalho pélvico ficam sobrecarregados durante a gravidez.

Isso ocorre porque, além de terem que sustentar os órgãos, ainda precisam agüentar o peso do bebê e todos os anexos embrionários.

Através dos recursos fisioterápicos, há o aumento da percepção, consciência, controle, força e coordenação da região perineal, a fim de evitar situações como:


· Bexiga caída;

· Incontinência urinária;

· Dor na relação sexual.


Além disso, os trabalhos da fisioterapia pélvica durante a gestação acabam refletindo na hora do parto, favorecendo o maior relaxamento durante o procedimento, e até do puerpério, principalmente para que o retorno a vida sexual seja o menos dolorido e o mais satisfatório.



4) Todos os problemas no assoalho pélvico podem ser solucionados com a fisioterapia?

Todos não, mas a grande maioria dos problemas que envolvem a musculatura do assoalho pélvico pode sim ser solucionada com as técnicas dominadas pela fisioterapia. No caso, os distúrbios que são causados pela falta de controle e força da pélvis podem ser trabalhados e recuperados.


Porém, há situações mais específicas que podem necessitar de um trabalho em conjunto. Um exemplo é quando há dor pélvica crônica, que é considerado um problema bem complexo. Neste caso, a fisioterapia entra como parte do tratamento e é possível que o médico receite o uso de algum medicamento contínuo.


5) Como a fisioterapia pélvica pode influenciar na libido feminina?

O assoalho pélvico conta com diferentes planos musculares:

Enquanto o mais profundo atua na questão da continência urinária e fecal, a mais superficial influência na função sexual, visto que sua estrutura promove a lubrificação e a ereção do clitóris.


Desta forma, quando a mulher não tem um assoalho pélvico fortalecido, ela tem mais dificuldade em atingir o orgasmo ou então ele não é tão intenso como poderia ser.

Com a fisioterapia pélvica, é possível, assim, evitar disfunções sexuais como:


· Redução ou falta de sensibilidade sexual;

· Baixa intensidade ou ausência de orgasmo;

· Pouca lubrificação;

· Vaginismo;

· Dor durante a relação sexual (dispareunia).


Agora que você sanou algumas dúvidas sobre fisioterapia pélvica, não esqueça que a prática da modalidade deve ser realizada somente com a orientação de um especialista.




Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page